O que é Rapport?

Na área do Design de Superfície e Estamparia, o termo Rapport é traduzido, em inglês e em português, como Repeat ou Repetição.

No entanto, Rapport não é simplesmente repetição e uma boa parte das explicações tradicionais não esclarece bem o conceito e acaba gerando confusão.

Então neste artigo, eu apresento a minha definição de Rapport com vários exemplos para ajudar você a visualizar, entender e poder aplicá-lo em suas criações:

Rapport é um tipo especial de repetição
de um módulo com encaixes perfeitos
projetado para alcançar um resultado específico.

Módulo

O módulo é a menor parte do padrão que contém todos os seus componentes; motivos, linhas, cores, texturas, espaços, etc. E o padrão é o resultado da repetição ordenada deste módulo.

Mas no padrão com Rapport, o módulo tem mais um componente decisivo que fica sempre meio escondido: o encaixe.

Este módulo especial, que eu particularmente gosto de chamar de “Módulo com Rapport”, tem que ser projetado da seguinte maneira: primeiro ele precisa ser um quadrado ou retângulo e segundo, é preciso que as partes dos motivos que estão para fora de um lado sejam repetidas dentro do módulo no lado oposto, para que, quando posicionados lado a lado, os módulos se encaixem formando motivos inteiros.

O segredo do Rapport está no encaixe entre os módulos.

Padrão continuo

No padrão continuo os módulos se entrelaçam, as emendas desaparecem, o desenho original fica escondido e não se pode identificar começo ou fim. Este tipo de padrão também é conhecido como “Padrão sem emenda”, Seamless Tile em inglês.

Allover

No padrão Allover os motivos são espalhados, rotacionados e refletidos de maneira que não podemos dizer se o padrão está de cabeça para cima ou para baixo.

Fechamento

Popularizado pelo famoso artista holandês M.C. Escher, o padrão com fechamento, também conhecido como clausura ou efeito de Figura e Fundo (nas leis da Gestalt), acontece quando os módulos se encaixam de tal maneira que o desenho inicial dá origem a novos desenhos.

Repare que no exemplo acima foi utilizado um Sistema de Repetição não alinhado com deslocamento horizontal e também que o módulo inicial foi posicionado em sentidos opostos dentro da célula.

Sistema de Repetição

O Sistema de Repetição define a regra que deve ser seguida para a formação do padrão. Ele consiste numa Grade (Grid) formada por Células dentro das quais os Módulos (sem Rapport) são posicionados.

No Sistema de Repetição não alinhado as células são deslocadas na horizontal ou na vertical e por isso o Módulo com Rapport tem que ser projetado de tal maneira que, quando repetido lado a lado, resulte na noção de deslocamento desejada.

Exemplo de Sistema de Repetição com deslocamento horizontal (Tijolo):

Célula x Módulo

Como você deve ter reparado, existe uma diferença entre a Célula e o Módulo.
Isto significa que o módulo pode ser posicionado dentro da célula de maneiras diferentes, por exemplo rotacionado ou refletido.

Padrão Labirinto

Superposição

É importante notar que o módulo não precisa ter, necessariamente, o mesmo tamanho da Célula.

No caso de um módulo menor do que a célula temos espaço entre os módulos e no caso de um módulo maior do que a célula temos uma superposição de módulos.

Célula x Módulo e Superposição

Assista no vídeo abaixo, como o recurso de padrão do Illustrator faz a mesma distinção entre célula e módulo, permitindo criar o padrão com superposição do módulo.

Técnica para encontrar o Módulo com Rapport

Gostou de um padrão mas não está conseguindo visualizar o módulo?

Experimente: escolha um ponto de partida bem definido (P), siga para a direita e para baixo até encontrar o mesmo ponto, criando um quadrado ou retângulo imaginário. Pronto! Ai está o Módulo com Rapport.

Assista o Curso Illustrator para Design de Estamparia em nosso canal do YouTube.

Conclusão

Mesmo que contradizendo as definições tradicionais, no fundo no fundo, eu até arriscaria dizer que Rapport NÃO é repetição …

Que tal procurar no dicionário?

Se você procurar no dicionário a definição ou a tradução da palavra Rapport (de origem francesa) você não vai encontrar nada falando de repetição e sim sinônimos como harmonia, ligação e conexão, sempre do ponto de vista de um relacionamento.

rapport [ʀapɔʀ]
relação; ligação; nexo; conexão:
mettre en rapport = (duas coisas) relacionar;
avoir rapport à = relacionar-se com;
y avoir rapport = existir relação; ter a ver

Infopedia / Dicionário Francês Português

Sim, faz todo sentido! No padrão com Rapport este relacionamento acontece entre os lados e cantos do módulo, isto é, no encaixe entre os módulos.

Logo, na prática da criação de padrões, Rapport é encaixe.

Lula Rocha
Rio de Janeiro, abril 2014


Como fazer?

Existem técnicas interessantes para criar o Rapport manualmente, a maioria envolve desenhar, dobrar, recortar e completar o desenho, mas é sempre necessário primeiro desenhar o módulo para depois fazer a repetição, testar o encaixe e poder visualizar o resultado.

Este processo pode ser lento e as vezes frustrante porque é comum chegar no final, descobrir que o módulo está errado e ter que começar tudo de novo.

Por outro lado, programas como o Photoshop e o Illustrator tornam o trabalho mais rápido e eficiente. Com eles você pode experimentar e desenvolver padrões em poucos minutos, acelerando o aprendizado e aumentando a produtividade.

E, na minha opinião, a maior vantagem do uso desses programas é poder criar o módulo vendo ao mesmo tempo como vai ficar a repetição, essa possibilidade não só economiza tempo mas ajuda muito a visualização e o entendimento das relações entre formas, proporções, cores e espaços, fundamentais para o sucesso do padrão.

Vetorização e Rapport no Illustrator

Está começando?

Assista o no YouTube o vídeo Padrões, Princípios e Definições.

Lá você também vai encontrar os meus cursos de Illustrator e Photoshop para Design de Estamparia.


Bibliografia consultada:

RUTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície; Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008

RUBIN, Renata. Desenhando a Superfície; São Paulo: Edições Rosari, 2010


Posso usar este material?

Sim. Sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos, esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir deste material para fins não comerciais, desde que atribuam a Lula Rocha o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

©2014 Lula Rocha. Licença Creative Commons.
Atribuição ao autor + Uso não comercial + Compartilhar igual